Formada por Joe Nelson (Ignite, Triggerman, The Killing Flame), Joe D. Foster (Unity, Ignite, Speak 714, The Killing Flame, LastLight), Patrick Longrie (Unity, Uniform Choice) e Mike Kenyon, a banda Winds of Promise divulga hoje seu single de estréia do álbum auto-intitulado, com lançamento programado para Outubro de 2018, através da lendária gravadora Wishingwell Records em conjunto com a Unity Worldwide Records.
O Winds of Promise foi formado em 2017 em Orange County, Califórnia, quando os companheiros da extinta banda Unity Joe D. Foster (guitarra) e Patrick Longrie (bateria) começaram a escrever e ensaiar músicas juntos pela primeira vez após mais de 30 anos… Bom, isso não é totalmente verdade pois depois que o Unity lançou seu compacto ” “You Are One” pela Wishingwell Records, a banda se separou e em meados dos anos 1980, Longrie e Foster começaram uma banda chamada Winds of Promise na adega antiga da casa dos pais de Longrie. Eles nunca gravaram mas muitas das músicas do álbum “Screaming For Chance” do Uniform Choice (“A Wish To Dream” e “Man Against Man”) foram escritas nesse período. O amigo Big Frank (Nemesis Records) até chegou a tocar baixo com eles em algum momento…
Avançando para o ano de 2017, originalmente os dois planejavam só tocar por diversão na garagem de Longrie. Entretanto, os dois amaram tanto o que eles estavam criando e decidiram completar o lineup e começar uma banda ativa. Foster recrutou Mike Kenyon para tocar baixo depois de encontrar com ele em um show do Dag Nasty. Os dois se conectaram pelo seu amor mútuo pela gravadora Dischord Records. “Mike e eu falamos a mesma língua musicalmente então não tivemos dúvidas quando decidimos colocar tudo que tínhamos no Winds of Promise,” disse Foster.
A banda então chamou seu amigo de longa data e vocalista do Ignite, Joe Nelson para comandar os vocais. Depois de ouvir alguns ensaios, Nelson logo disse “Esse é o melhor trabalho do Foster desde o ‘Call On My Brothers’ (disco de estréia do Ignite), ou talvez o melhor de todos.”
Os quatro membros do Winds of Promise entraram em estúdio em Junho de 2018 e produziram 10 músicas para o álbum de estréia através da Unity Worldwide Records. Winds of Promise também marca a primeira vez que Longrie comanda a bateria desde a sua última banda, o Uniform Choice em 1989. Assim como Longrie diz “Nós estamos nos divertindo muito e mal podemos esperar para tocar essas músicas ao vivo.”
Mesmo que suas músicas soem novas, energéticas, progressivas e poderosas, com muitos breaks e melodias vocais, algumas lembranças e influências de bandas clássicas do hardcore e punk como Fugazi, Embrace, Dag Nasty e Rites of Spring também podem ser percebidas.
O som do Winds of Promise pode ser descrito como uma perfeita mistura das bandas clássicas da Dischord Records da metade dos anos 80 e da cena hardcore/ punk de Orange County.
Este quarteto se mantém fiel às suas raízes e continuação o legado de cada músico.
O primeiro álbum do Winds of Promise terá seu primeiro lançamento em Agosto e a banda planeja sair em turnê pela Europa e Estados Unidos em breve.