/Rise Against retorna ao Brasil para apresentação inesquecível no Lollapalooza e Lolla Parties

Rise Against retorna ao Brasil para apresentação inesquecível no Lollapalooza e Lolla Parties

De casa lotada e setlist cheio de hits, noite no Cine Joia ficou marcada no coração dos fãs

Sem pisar no Brasil desde 2017, o Rise Against desembarcou no país na semana passada para tornar a semana dos fãs a mais inesquecível possível. Com Lolla Parties anunciado no Cine Joia para a quarta-feira, dia 23 de março, a banda esgotou os ingressos rapidamente e colocou o espaço abaixo com os melhores hits da carreira e as faixas icônicas de seus lançamentos recentes, “Nowhere Generation” e “Nowhere Generation II”.

A noite começou repleta de expectativas e com um aquecimento de respeito com a banda de punk rock Statues on Fire. O grupo, diretamente de Santo André, cidade localizada no ABC Paulista, ficou com a máxima responsabilidade de abrir a noite e introduzir o Rise Against no palco do Cine Joia. Na pista, os fãs se espremiam por conta da lotação da casa, mas a felicidade e expectativas para cantar a plenos pulmões as músicas que tanto amam conseguia passar por cima de qualquer incômodo.

É então que Tim McIlrath, Joe Principe, Brandon Barnes e Zach Blair sobem no palco e são completamente ovacionados pelo público. O grupo, que embora tenha total direito e mérito de se comportar como verdadeiros astros do rock, entraram com roupas confortáveis para o show de atitude e peso que viria logo a seguir. A comoção era enorme, era possível sentir a paixão dos fãs na atmosfera, além da sensação do chão tremer quando os primeiros acordes de “Re-Education” tomaram o local.

O vocalista Tim, que sempre possuiu uma presença de palco impecável, tornou o Cine Joia como a casa do Rise Against naquela noite. Nada mais importava e São Paulo, pelo menos por aqueles instantes, resumia-se à casa de shows localizada no bairro da Liberdade. A felicidade tomava conta do local e uma saudade que parecia durar por décadas finalmente era abraçada.

Foto: Stephanie Hanne

Antes mesmo do punk rock politizado da banda tomar conta do chão ao teto, Tim enalteceu a participação do Statues on Fire no show, relembrando que oportunidades como essas para bandas pequenas foi o que permitiu ele e seus três colegas músicos chegarem onde estão agora. Foi o próprio Rise Against que pediu uma banda de abertura naquela noite, e isso só consolidou ainda mais sua grandeza e importância na cena do rock estrangeiro.

O quarteto é capaz de dominar o mundo, e mostrou isso mais uma vez encerrando o palco Adidas na sexta-feira do Lollapalooza: entre rodinhas punk que contagiavam todo o público presente a versos sendo cantados em uníssono, a banda mostrou que merece o local que hoje ocupa: uma das maiores bandas de punk rock da atualidade; um lugar consolidado no rock político. Máximo respeito.

As faixas do álbum e EP recentes, “Nowhere Generation” I e II foram muito bem recebidas pelo público, que fizeram a lição de casa na hora de cantar junto à banda. No entanto, os fãs foram realmente à loucura com “Like the Angel”, eterna faixa pertencente à trilha sonora de Tony Hawk’s Underground. O mesmo aconteceu com a icônica “Prayer for the Refugee”.

E é claro, o encerramento ficou por conta dela, “Savior”. A canção foi definitivamente um dos pontos mais inesquecíveis da noite; um momento que serviu como a cereja do bolo para um dia tão especial. Era só o começo: o Rise Against ainda tomaria conta do Lollapalooza, mesmo que se apresentasse ao mesmo tempo que a cantora pop Billie Eilish

Rise Against Merch

Para atender todos os fãs, a HS Merch veio preparada nos produtos da banda. Para a fase nova, duas camisetas incríveis que estampam e simbolizam bem a Era “Nowhere Generation”. No entanto, houve também produtos para os fãs que acompanham a banda há bastante tempo, e curtem um apelo mais nostálgico.

Camisetas de diversas cores para fugir da temática única e exclusivamente preta, o estande de merch no Lolla Parties do Rise Against poderia até ser considerado um show à parte. Já no festival, a marca também marcou presença na loja de produtos oficiais, com representantes da nova era da banda e produtos que levam o icônico símbolo do grupo.

Texto: Bia Vaccari
Fotos: Lucas Allegretto / Stephanie Hahne