/Os Dropkick Murphys nunca deixam o St. Patrick’s Day passar batido

Os Dropkick Murphys nunca deixam o St. Patrick’s Day passar batido

A banda norte-americana de punk celta não abandona a tradição de comemorar o dia de São Patrício sempre com um show especial.

Por conta do coronavírus, os Dropkick Murphys fazem um show com transmissão online pela terceira vez. No ano passado, quando a pandemia começava a se espalhar por todos os Estados Unidos, o grupo decidiu trocar a tradicional Boston Blowout – série de shows que fazia nessa época em várias casas noturnas de Boston – por uma apresentação em um estúdio especializado em live streamings. Foi em 17 de março de 2020, na pequena cidade de Derry, em New Hampshire, onde aconteceu o Streaming Up to Boston, de graça para todo mundo. Até hoje, ele foi assistido mais de 13 milhões de vezes em diversas plataformas, apareceu em jornais e programas de TV e levantou mais de 60 mil dólares através da organização de fundos de caridade fundada pela banda, the Claddagh Fund.

Deu tão certo que em 29 de maio rolou outro live streaming: um show completo, mas sem público, em Fenway Park, um campo de beisebol em Boston. Straight Outta Fenway, como ficou conhecida a apresentação, entrou para a história como a primeira que aconteceu sem nenhum público em uma grande arena ou estádio norte-americano. Teve até a participação remota mas especial de Bruce Springsteen, que tocou “Rose Tattoo” e “American Land” junto com a banda. Enquanto o show acontecia, os espectadores eram encorajados a fazer doações em dinheiro para três importantes instituições de caridade. Mais de 700 mil dólares foram arrecadados.

Em 17 de março acontece algo parecido: a St. Patrick’s Day Live Stream 2021… Still Locked Down. Em vez de cobrarem pelo streaming, os Dropkick Murphys passam o chapéu e cada espectador paga o quanto pode. A renda servirá para pagar a equipe e os custos do show. “Quando fizemos os primeiros dois shows de graça, nossos fãs foram supergenerosos e levantamos uma boa grana para boas causas”, Ken Casey, um dos vocalistas principais da banda, explica. “Só que agora, depois de ficarmos mais de um ano sem trabalhar, temos que olhar um pouquinho para o nosso lado. Claro que uma parte da renda vai para caridade como sempre”.

Além de Casey, os atuais Dropkicks Murphys são Al Barr também no vocal principal; Tim Brennan nas guitarras, Tin Whistle, acordeão, piano e vocais; Jeff DaRosa nas guitarras, banjo, bandolim e vocais; Matt Kelly na bateria, percussão e vocais; e James Lynch nas guitarras e vocais. Há ainda dois outros músicos presentes nos shows: Kevin Rheault no baixo e Lee Forshner na gaita de fole.

Com essa formação, eles vão tocar os clássicos da banda e também mostrar músicas inéditas que estarão no próximo álbum, cujo lançamento está programado para o dia 30 de abril. O trabalho é intitulado Turn Up That Dial e já está em pré-venda, inclusive em uma versão deluxe em vinil.

No Brasil, uma série de camisetas e canecas oficiais, autorizados pela banda, com imagens do novo álbum, já estão disponíveis na HS Merch.

Turn Up That Dial é o décimo álbum de estúdio dos Dropkick Murphys e sai pelo Born & Bred Records, selo da própria banda. “O tema geral é a importância da música e as bandas que nos fizeram ser quem somos”. Casey conta sobre o do disco em uma entrevista à Kerrang! “Esperamos muito que ele consiga manter a mente das pessoas distante dos problemas. Temos muita sorte e somos muito gratos por estar numa posição de poder compartilhar um pouco de felicidade à nossa maneira. Não dá para medir o tamanho da nossa gratidão. Há 25 anos, um cara apostou 30 contos comigo, dizendo que eu não conseguiria formar uma banda em três semanas para abrir para a banda dele. Éramos moleques e nunca tínhamos saído da Nova Inglaterra [região na ponta nordeste dos Estados Unidos] e agora estamos assim: fizemos dez álbuns e viajamos pelo mundo inteiro. Se existe uma mensagem nesse disco, ela é: ‘Levante o punho e toque alto’. Nós todos tivemos nossa cota de lamentações, então o objetivo principal foi continuar a nos divertir. Quanto mais a situação fica difícil, mais lutamos para nos levantar com essa música. Qualquer coisa que potencialmente estamos dando a nossos fãs, eles estão nos dando dez vezes mais. Acredite. Agora aumenta essa porra!”

Texto: José Julio do Espirito Santo
Foto: Ken Susi

O Merchandise Oficial e Licenciado dos Dropkick Murphys está disponível no Brasil somente na www.HSmerch.com.