Agitada e tortuosa, a música vai fazer parte de Bloodmoon: I, o novo álbum de um trabalho colaborativo. Ele vai ser lançado em 19 de novembro em CD e versão digital. O vinil sai em 24 de junho do ano que vem.
Enquanto se prepara para o lançamento de Bloodmoon: I, o álbum feito com a colaboração de outros artistas (Chelsea Wolfe, Ben Chisholm e Stephen Brodsky), a banda Converge revela o segundo single do trabalho. Uma música expansiva e intricada, “Coil” vem a público hoje, 3 de novembro, através da revista Decibel.
O vocalista do Converge, Jacob Bannon, comenta sobre o disco, uma obra verdadeiramente de um time:
‘Coil’ se tornou uma das músicas favoritas das quais participei. Ela tem um crescendo contagiante que acaba num tom teatral no final. Em termos de letra, foi uma parceria de verdade, com todos nós expandindo as ideias que surgiam de cada um. Acho que o vocal de Chelsea foi o ponto de partida disso nessa música. Kurt também levou as harmonias vocais para um novo patamar. Isso encorajou muitas das ideias de Steve enquanto estávamos juntos no estúdio, gravando os diferentes instrumentos. Essa música realmente deixou todo mundo dando tudo de si criativamente.
– Jacob Bannon
Assista às imagens feitas para “Coil”:
“Queríamos fazer algo mais grandioso do que a música típica do Converge como quarteto”, diz Bannon em referência à inspiração que no final ficou expressa em Bloodmoon: I. A parceria aconteceu pela primeira vez em 2016, no festival Roadburn, na Holanda, quando o grupo com sete membros, com o nome de Blood Moon, interpretou músicas do Converge com novos arranjos. A energia e o êxtase no modo como a apresentação foi recebida inspirou o grupo a fazer mais música, embora tenha levado anos para encontrar espaço nas agendas dos integrantes. No final de 2019, finalmente puderam começar a trabalhar um novo material juntos no God City Studio, do guitarrista do Converge Kurt Ballou, que fica em Salem, em Massachusetts. As sessões seguintes foram planejadas para 2020, mas, por conta da pandemia, o resto das gravações foi finalizado remotamente.
Assista também ao vídeo do primeiro single, “Blood Moon”:
Produzido por Ballou, Bloodmoon: I é um trabalho colaborativo nebuloso e pungente, que traz seus integrantes trabalhando juntos e fora de suas zonas de conforto para criar algo que é verdadeiramente único desse projeto. “Eu sinto que todo mundo simplesmente manteve a música em mente e quis fazer o melhor para ela”, o baixista Stephen Brodsky comenta.
O álbum Bloodmoon: I é um trabalho do Converge (Jacob Bannon nos vocais, Kurt Ballou na guitarra, Nate Newton no baixo e Ben Koller na bateria) com a participação especial de Chelsea Wolfe, Stephen Brodsky (da banda Cave In, entre muitas, mas também baixista do Converge em 1997 e 1998) e Ben Chisholm (produtor e músico em trabalhos de Chelsea Wolfe).
Lista das músicas do álbum:
1. “Blood Moon”
2. “Viscera of Men”
3. “Coil”
4. “Flower Moon”
5. “Tongues Playing Dead”
6. “Lord of Liars”
7. “Failure Forever”
8. “Scorpion’s Sting”
9. “Daimon”
10. “Crimson Stone”
11. “Blood Dawn”
Texto: José Julio do Espirito Santo
Foto: Emily Birds