A banda do primeiro escalão do ska punk retorna à cena com o décimo primeiro álbum de estúdio, intitulado When God Was Great e lançado pela Hellcat Records.
When God Was Great é o ápice de uma carreira extensa e abrangente. The Mighty Mighty Bosstones surgiram em Boston, em 1985, e são considerados pioneiros do ska punk e criadores da fusão do ska com o hardcore punk, o skacore. No novo trabalho, que saiu na sexta-feira passada, a banda reuniu gente das antigas – amigos, companheiros de turnês e ex-integrantes – para uma celebração sonora que salienta o poder da perseverança e da conexão humana durante tempos tumultuosos. Dick Barrett, vocalista do grupo, dá a chave do sucesso: “Todas as coisas nefastas ao nosso redor estavam acontecendo apenas no mundo exterior. Então, fazer esse disco foi a maior diversão que já tivemos em estúdio”.
O novo disco foi produzido junto com Ted Hutt e Tim Armstrong, dois sujeitos que conhecem bem o trabalho da banda. Músico, compositor e produtor britânico residente em Los Angeles há vários anos, Hutt é da turma do celtic punk – já gravou com Flogging Molly e é do grupo The Walker Roaders. Ele já produziu álbuns dos Dropkick Murphys, mas seu currículo também inclui bandas de diversos estilos, como The Gaslight Anthem e The Bouncing Souls. The Mighty Mighty Bosstones está nessa lista. Já Armstrong é conhecido por ser membro do Rancid e mais de uma dezena de bandas. Algumas, como os Transplants, já foram produzidas por ele mesmo, que também se aventurou no posto em trabalhos de artistas de outros gêneros, como Jimmy Cliff e P!NK.
O novo álbum já nasce com aclamações:
When God Was Great talvez seja o álbum pelo qual The Mighty Mighty Bosstones vem batalhando por toda a carreira. Ele captura tudo o que amamos na banda e consolida seu lugar entre as maiores e mais criativas a chegar a 40 anos de existência.” – SPIN
“… um álbum esperto, arrojado, alegre e escandalosamente consistente.” – Boston Herald
“Do início ao fim, esse é o melhor álbum da discografia dos Bosstones.” – Read Junk
Lançado em versão digital, CD e vinil, que também conta com edições limitadas com a bolacha em amarelo ou vermelho, When God Was Great vem com as seguintes faixas:
“Decide”
“M O V E”
“I Don’t Believe in Anything”
“Certain Things”
“Bruise”
“Lonely Bo”
“The Killing of Georgie (Part III)”
“You Had to Be There”
“When God Was Great”
“What It Takes”
“Long as I Can See the Light”
“The Truth Hurt”
“It Went Well”
“I Don’t Want to Be You”
“The Final Parade”
Texto: José Julio do Espirito Santo