/Cannibal Corpse anuncia o lançamento de seu 16º álbum: Chaos Horrific.

Cannibal Corpse anuncia o lançamento de seu 16º álbum: Chaos Horrific.

Um dos maiores ícones do death metal, o quinteto CANNIBAL CORPSE, está prestes a lançar seu 16º álbum de estúdio, batizado como Chaos Horrific, dia 22 de setembro pela Metal Blade Records. O grupo acaba de revelar a arte do álbum e lançou o video-clipe do 1o single do álbum.

Desde 1998, o CANNIBAL CORPSE tem estado na vanguarda do estilo death metal, moldando e definindo o gênero. Em 2021, o grupo aumentou as apostas mais uma vez com Violence Unimagined. Em 2023, ano do 35º aniversário da banda, eles retornam com o sucessor e igualmente monstruoso Chaos Horrific, começando mais um capítulo no histórico legado do quinteto.

Com composições escritas pouco tempo após a conclusão das sessões de Violence Unimagined, ecos do álbum antecessor são nítidos em Chaos Horrific. “Pra mim, este álbum é de certa forma uma continuação do Violence Unimagined, afirma o baixista Alex Webster.

O CANNIBAL CORPSE sempre foi notado por sua técnica e composições complexas, mas isso nunca definiu o lugar para onde as composições levou a banda. “Eu acredito que nosso processo de composição progrediu de uma forma em que cada música pavimenta seu próprio caminho, seja ela uma música que vai direto ao ponto ou técnica”, comenta o guitarrista Rob Barrett. “As vezes é uma mistura de ambos, então não existe uma ideia pré-concebida de que queremos ser mais técnicos. A música meio que toma seu próprio caminho.”

Webster concorda, “Eu não acho que houve um esforço consciente de nossa parte em deixar as músicas mais técnicas, então, se aconteceu dessa forma, foi simplesmente um resultado natural no qual estávamos tentando compor a música mais pesada que podíamos.”
     
O CANNIBAL CORPSE não tinha um grande plano, apenas abordou cada faixa de cabeça aberta. “Eu nunca vou a uma sessão de gravação pensando em algo específico, eu simplesmente deixo as composições fluírem sem limitações’, afirma o guitarrista e produtor Erik Rutan. “Mas desta vez, eu sabia que queria direcionar as coisas para um caminho um pouco diferente de Violence Unimagined; expandindo as dinâmicas e explorando novos territórios sem perder o foco maquilo que o CANNIBAL CORPSE é e sempre deverá representar.”

Rutan já produziu seis álbuns do CANNIBAL CORPSE desde Kill (2006) e este é o segundo álbum que ele grava como membro oficial desde que se juntou ao grupo em 2020. Gravar no Mana Studio, de propriedade de Rutan, na Flórida, foi bastante confortável para todos os envolvidos, que estavam em plena forma e prontos para dar o seu melhor. E tudo transcorreu da melhor forma possível, especialmente nas partes de guitarra graças ao fato de Barret e Rutan utilizarem guitarras customizadas com braços de escala maiores que sustentam entonações apropriadas para afinações baixas,” afirma Barret.

O baterista Paul Mazurkiecwicz deu nome ao álbum e seus comparsas sentiram que o título é uma grande representação da banda. Os assuntos abordados incluem lutas com hordas de zumbis, (“Chaos Horrific”), a escolha de um indivíduo aleatório para ser desmembrado e sacrificado (“Summoned For Sacrifice”) e a violenta vingança de um grupo de vítimas de tráfico humano (“Vengeful Invasion”). A arte do álbum elaborada pelo colaborador de longa data Vince Locke é extremamente adequada ao estilo do quinteto, apresentando um caótico emaranhado entre vivos e mortos-vivos, evocando as letras da faixa título.

Antecipando o lançamento do novo álbum, a banda liberou o primeiro single “Blood Blind” acompanhado de um vídeo clipe. O baterista Mazurkiewicz elabora: “”Blood Blind” é sobre mutilações de massa que irão reduzir a humanidade a um genocídio sustentado pelas massas.”

Rutan adiciona, “Blood Blind’ foi a primeira música que eu escrevi para o álbum Caos Horrific. Tudo começou com um riff no estilo de uma marcha fúnebre que estava flutuando na minha cabeça. Pesado e perturbador, o riff evoluiu de uma miscelânea profunda e agressiva de uma reviravolta tenebrosa. Eu achei que seria ótimo colaborar então pedi pro Paul adicionar sua marca lírica nessa faixa…”

CANNIBAL CORPSE:
George “Corpsegrinder” Fisher – Vocais
Erik Rutan – Guitarra
Rob Barrett – Guitarra
Alex Webster – Baixo
Paul Mazurkiewicz – Bateria

O Merchandise Oficial do CANNIBAL CORPSE está disponível com exclusividade na HSmerch.com.
A pré-venda do Merchandise do álbum Chaos Horrific estará disponível em breve.